.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

FLUP - 1º Festival Fluminense de Poesia - dia 29 de abril em Barra de São João, município de Casimiro de Abreu.


O 1º Festival Fluminense de Poesia - FLUP vai acontecer no dia 29 de abril em Barra de São João, município de Casimiro de Abreu.
Será uma maratona poética de 24 horas com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura de Casimiro de Abreu, da Academia Fluminense de Letras, do Cenáculo Fluminense de História e Letras, da Academia Niteroiense de Letras, da Libre - Liga Brasileira de Editoras - e de projetos poéticos independentes, como o "Corujão da Poesia", "Um brinde à poesia" e "Uma noite na taverna".
A programação do festival inclui palestras, feira de livros, oficinas, recital, concurso de poesias, show de MPB e uma virada poética noite
adentro, com microfone aberto a todos os participantes.
Os trabalhos classificados no concurso serão publicados pela editora Nitpress
dentro de uma antologia do FLUP. Haverá albergues masculino e feminino oferecidos pela prefeitura de Casimiro de Abreu a preço simbólico e transporte gratuito - limitado ao número de vagas - para os primeiros que se inscreverem.
Algumas prefeituras de cidades fluminenses, como São Gonçalo e Cabo Frio, também estão oferecendo transporte gratuito aos interessados.
As inscrições devem ser feitas pelo email nitpress@nitpress.com.br , informando nome, idade, identidade e telefone.
Maiores informações e a programação completa do FLUP podem serencontradas no site da editora (www.nitpress.com.br) e no endereço
Luiz Augusto Erthal
Editora Nitpress
(21) 2618-2972 / 8102-3230


Finalmente um evento cultural que promete. Faz tempo sonhamos um evento desse porte em nossa tão querida Costa do Sol. Como costumamos dizer: Quem sabe FAZ! Quem quer, REALIZA!
Pena não podermos nos orgulhar de ler que nossa cidade, Rio das Ostras, consta na lista de apoiadores. Nem pela prefeitura, nem pela FROC. Fazer o quê, né? Só lamentar...

Um brinde aos idealizadores, organizadores, realizadores e apoiadores desse projeto! 
Sucesso e vida longa! Que essa seja só a primeira de muitas edições.

Siga também as promoções no Twitter: 



Marcadores: , , , , , ,

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Movimento: Na Rua Pela Saúde.









Foi um sucesso o movimento: Na rua pela saúde que aconteceu no último sábado 16-04-2011.  Nossa mobilização teve início a partir de vários relatos comprovados de descaso das autoridades municipais em Rio das Ostras – RJ com a saúde de seus munícipes e ganhou as ruas após a carta publicada de Fernando Khouri endereçada ao Prefeito Carlos Augusto Balthazar. Não pelo número de participantes em si. Mas sim, pela aprovação da população ali presente, que parou seus compromissos em plena manhã de sábado para ouvir e nos parabenizar pela iniciativa. Por várias vezes aplaudiram tanto o Marcelo Machado, do Blog Observatório de Rio das Ostras* , quanto ao Pedrão, do Blog Homem do terno verde*. Enquanto os mesmos ao microfone falavam dos desmandos do poder municipal em vários setores da nossa cidade.
O que mais nos chamou a atenção foi o motivo pelo qual as pessoas que de nós se aproximaram, pedindo que relatássemos suas queixas, nos pedirem para mantermos suas identidades preservadas no anonimato: Medo da perseguição. Pois, segundo eles, são funcionários da prefeitura, ou parentes de funcionários. Outro fato digno de ser comentado aqui foi o de um senhor que se aproximou de nós quando ainda estávamos na Praça José Prereira Câmara e me fez várias perguntas, entre outras a mais freqüente foi: - Você é Sabino?!
Bem, como vocês mesmos podem reparar, meu tipo físico em nada se parece com o Deputado citado. Logo, está também, por esse prisma, descartada tal hipótese. Respondo agora aqui, o que respondi no mínimo duas vezes para ele: Não, sou Rio das Ostras!
Embora mentes oblíquas se neguem a acreditar, talvez porque nos meçam por si mesmos, não vemos outra explicação plausível, infelizmente. Só sei que esse senhor ficou conosco até o final, nos passou seu contato e nos deu várias idéias interessantes de como nos organizarmos ainda mais para que o nosso movimento Na rua pela saúde ganhe  cada dia mais corpo e voz. E, pela transparência de intenções, creio termos conquistado mais um simpatizante à nossa causa.
Para os que ainda não se deram conta de que Rio das Ostras é MUITO MAIS do que esse ou aquele partido político. Seguiremos nós com nossos princípios de ser SIM um movimento político. Mas, para tristeza dos falastrões de plantão... Somos 100% APARTIDÁRIOS. Cada um de nós, com  suas convicções políticas e religiosas. Porém, diferentemente dos de mente tacanha, conseguimos enxergar muito mais do que duas cores, nesse caso o verde e o laranja. Conseguimos ouvir, respeitar e superar nossas divergências pessoais e nos unir em prol de um bem comum que é Saúde digna para todos nós.




Dia 1º de maio estaremos de novo na rua. Todos estão convidados!


quarta-feira, 13 de abril de 2011

A Carta - na íntegra!

Fomos informados que Angelo Morote, Diretor responsável pelo Rio das Ostras Jornal, logo após ter publicado a carta do leitor Fernando Khouri em seu jornal impresso, foi demitido de seu programa numa rádio comunitária de Rio das Ostras. Mesmo sequer tendo mencionado tal carta em seu horário na rádio..
Ficam umas perguntas no ar: A quem interessa que essas notícias não sejam veiculadas?  Se a tal rádio em questão é comunitária, quem demitiu o jornalista foi a comunidade? Qual o papel e o futuro do jornalismo em Rio das Ostras?

Leia a carta na íntegra:


Carta ao Prefeito de Rio das Ostras Carlos Augusto Balthazar 
17/03/2011
Eu estou aqui, juntando toda energia possível, para lhe dizer algo que vivi nestes últimos dias. Ontem eu enterrei minha mãe, Asthrid Fahur Khouri, a coisa mais preciosa que eu tinha. Minha mãe era portadora de câncer e havia retirado o estômago, o baço e o pâncreas. Apesar de ter um plano de saúde bom, na urgência fomos forçados a levá-la ao pronto socorro municipal, onde vi os funcionários da limpeza, com um uniforme onde se lia: “SAÚDE É NOSSA PRIORIDADE”. 
Quando entrei na sala de trauma, uma espécie de UTI, lá estava um calor insuportável e no aparelho de ar condicionado havia um cartaz dizendo: ESTE APARELHO ESTÁ QUEBRADO, HÁ + ou - 1 ANO. Fui até o leito de minha mãe, e vi que o que lhe servia de colchão era uma espuma forrada por um plástico rasgado e sujo de sangue seco, o local estava infestado de moscas. Então pedi um lençol para forrar aquele lixo, mas como resposta, disseram que não tinha. 
Minha mãe tinha 73 anos, passou sua vida preocupada com higiene e graças a você, ela morreu com o rosto encostado naquele colchão imundo. 
Os funcionários, enfermeiras e médicas fizeram todo o possível para ajudá-la, mas não havia recurso naquela unidade para dar conforto aos últimos instantes de vida de uma mulher que além de ter votado em você, ela te defendia quando eu falava da sua incapacidade administrativa. Ali, no PS, há bons profissionais, mas não tem medicamentos nem aparelhos para prestar socorro. 
Por volta das 10 horas da manhã, como qualquer ser humano, eu precisei ir ao banheiro e para minha surpresa, os vasos não tinham assento, não havia descarga. Precisei lavar as mãos, mas não havia sabonete ou detergente. Pensei: Vou lá na recepção, em unidades de saúde sempre tem aquele álcool gel OBRIGATÓRIO. Fui ao balcão e perguntei onde era o álcool gel e a moça, visivelmente constrangida, me informou que não tinha...
Lá dentro, minha mãe estava sendo entubada, pois a morte estava chegando e aqueles profissionais queriam dar a ela um mínimo de dignidade e conforto aos seus últimos instantes. Buscamos no seu hospital uma vaga na UTI. Mas as vagas são poucas, não tinha lugar para minha mãe.
Eu, no desespero, perdi uma grande oportunidade, à tarde, o Brother, vice-prefeito, esteve lá no Pronto Socorro e veio me cumprimentar, perguntar por que eu estava ali. Naquele momento, não raciocinei. Devia tê-lo arrastado pra dentro daquela sala e mostrado todo o horror que é aquele local. Mostrar a ele que o homem a quem ele ajudou a eleger não passa de uma fraude política, um ser desprezível.
Naqueles instantes, eu me revoltei contra Deus. Depois, com mais calma, vi que partir foi melhor para minha mãe que estava sofrendo muito, mas ela poderia ter partido como viveu; cercada de higiene, carinho e atenção. Eu fiz as pazes com Deus, mas a você e a sua administração incompetente, eu não posso perdoar. Caso eu o perdoe, estarei aceitando que outros filhos tenham seus pais tratados como indigentes, alias, mesmo os indigentes, deviam ser tratados com mais dignidade.
Você ainda tem os seus pais? Se os tem, nunca os leve ao seu pronto socorro, eles teriam vergonha de serem pais de uma fraude política. Você é incapaz para o cargo que ocupa e esta minha carta de protesto será apenas o início da minha campanha contra sua administração.

Fernando Khouri (infelizmente alguém que já foi seu eleitor). 
fkhouri@ostras.net

terça-feira, 12 de abril de 2011

Na Rua pela saúde






NA RUA PELA SAÚDE

No próximo sábado, dia 16, as 9:00 horas da manhã, estaremos nos reunindo na Praça
José Pereira Câmara no centro de Rio das Ostras, para uma caminhada, cobrando das autoridades municipais uma atitude sobre a saúde no município.
Estaremos reivindicando uma ação contra a epidemia de DENGUE, um maior numero de profissionais de saúde, principalmente especialistas que sendo contratados, diminuiriam o tempo de espera nas filas, medicamentos e materiais de trabalho para estes profissionais.
Estaremos cobrando a moralização do Pronto socorro municipal, onde falta tudo, até material de higiene.
Esperamos o apoio de todos, quem vier, por favor traga uma tarja preta na manga da camisa ou da blusa, simbolizando o luto pelos muitos mortos pelo descaso municipal.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Um momento de dor... Um desabafo!


Pela indignação ao constante descaso... Luto!
Pelo valor de uma vida... Luto!

Acompanhando os tópicos nas comunidades das quais participo sobre Rio das Ostras - RJ, no Orkut. Me deparei com esse grito alucinante de um querido amigo, ao qual me solidarizo. Até quando farão de vidas meras mercadorias?
Transcrevo abaixo alguns trechos do grito de dor de mais esse filho.

Carta ao Prefeito Carlos Augusto. 

Rio das Ostras, 17/03/2011.
"Por volta das 10 horas da manhã, como qualquer ser humano, eu precisei ir ao banheiro e para minha surpresa, os vasos não tinham assento, não havia descarga. Precisei lavar as mãos, mas não havia sabonete ou detergente. Pensei: Vou lá na recepção, em unidades de saúde sempre tem aquele álcool gel obrigatório. Fui ao balcão e perguntei onde ficava o álcool gel e a moça sorrindo me informou que não tinha... 
Lá dentro, minha mãe estava sendo entubada, pois a morte estava chegando e aqueles profissionais queriam dar à ela um mínimo de conforto. Buscamos no seu hospital uma vaga na UTI... mas as vagas são poucas, não tinha lugar para minha mãe.
Carlos Augusto
A minha dor é enorme, eu estou sentindo uma dor que não consigo saber de onde vem. Ela ocupa todo o meu peito. Eu quero parar de chorar, mas não consigo... Eu não consigo esquecer minha mãe com o rosto colado de suor, naquele plástico sujo. Porque o ar condicionado não funcionava.
AGORA, EU SÓ ODEIO A DEUS QUE NADA FEZ E A VOCÊ DESGRAÇADO. EU ODEIO COM TODA MINHA FORÇA A TUA INCOMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA, VOCÊ NÃO SERVE NEM PARA ADMINISTRAR BANHEIRO DE RODOVIÁRIA. *(Lembrando, Fernando, que em Rio das Ostras, de rodoviária, só temos um nome no letreiro).
Vc ainda tem mãe??? Tomara que quando ela precisar de socorro, alguém já tenha assumido a prefeitura.

(...)
Eu, no desespero, perdi uma grande oportunidade. A tarde, o Broder, vice prefeito, esteve lá no Pronto Socorro e veio me abraçar, perguntar porque eu estava ali.
Eu naquele momento, não raciocinei. Devia tê-lo arrastado pra dentro daquela sala e mostrado todo o horror que é aquele local.
(...)
Estou aqui, dando UP a este assunto desagradável e desinteressante, para ver se as coisas melhoram. Não estou pedindo que sintam pena de mim pela morte da minha mãe.

Mas estou pedindo que amanhã a mãe de ninguém, de nenhum de vcs, tenha que morrer naquele lugar indigno.
(...)
Não estou culpando o governo municipal pela morte da minha mãe. Ninguém tem culpa...
Estou culpando-o por ela ter tido uma morte miserável, num lugar que devia ser exemplo de higiene e assepsia.
(...)
Mais uma piada do PS (Pronto Socorro)
3 anos atrás, minha mãe retirou o baço e o estômago, por causa do câncer. Hoje, fui ler o registro de óbito e lá está escrito que a causa da morte foi um tumor maligno:
Adivinhem onde??? No ESTÔMAGO!!! " 
Fernando Khouri

Queria ter a certeza hoje, que o tempo se encarregou de amenizar um pouco, ao menos um pouco, essa ferida que sabemos, se tornará uma cicatriz em sangramento constante. E quero também acreditar que o Fernando já não esteja odiando a Deus. E que em seu coração, já sinta as primeiras centelhas de paz.
Que mais esse grito ecoe e traga à luz a consciência de nossos governantes. 
Por que uma cidade tão rica de rescursos e tão pobre com seus munícipes?
Tvs de plasma em cima de cada leito da UTI. Pra quê???
Fica aqui, Sr. Prefeito Carlos Augusto, um espaço aberto, caso o Sr. queira se pronunciar.

* Apenas uma observação que faço, entre parênteses, para que os leitores se "localizem".

Fonte: Orkut - Comunidade: Rio das Ostras. No tópico: Carta a Carlos Augusto. Em 17-03-2011



Marcadores: , ,