.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Um momento de dor... Um desabafo!


Pela indignação ao constante descaso... Luto!
Pelo valor de uma vida... Luto!

Acompanhando os tópicos nas comunidades das quais participo sobre Rio das Ostras - RJ, no Orkut. Me deparei com esse grito alucinante de um querido amigo, ao qual me solidarizo. Até quando farão de vidas meras mercadorias?
Transcrevo abaixo alguns trechos do grito de dor de mais esse filho.

Carta ao Prefeito Carlos Augusto. 

Rio das Ostras, 17/03/2011.
"Por volta das 10 horas da manhã, como qualquer ser humano, eu precisei ir ao banheiro e para minha surpresa, os vasos não tinham assento, não havia descarga. Precisei lavar as mãos, mas não havia sabonete ou detergente. Pensei: Vou lá na recepção, em unidades de saúde sempre tem aquele álcool gel obrigatório. Fui ao balcão e perguntei onde ficava o álcool gel e a moça sorrindo me informou que não tinha... 
Lá dentro, minha mãe estava sendo entubada, pois a morte estava chegando e aqueles profissionais queriam dar à ela um mínimo de conforto. Buscamos no seu hospital uma vaga na UTI... mas as vagas são poucas, não tinha lugar para minha mãe.
Carlos Augusto
A minha dor é enorme, eu estou sentindo uma dor que não consigo saber de onde vem. Ela ocupa todo o meu peito. Eu quero parar de chorar, mas não consigo... Eu não consigo esquecer minha mãe com o rosto colado de suor, naquele plástico sujo. Porque o ar condicionado não funcionava.
AGORA, EU SÓ ODEIO A DEUS QUE NADA FEZ E A VOCÊ DESGRAÇADO. EU ODEIO COM TODA MINHA FORÇA A TUA INCOMPETÊNCIA ADMINISTRATIVA, VOCÊ NÃO SERVE NEM PARA ADMINISTRAR BANHEIRO DE RODOVIÁRIA. *(Lembrando, Fernando, que em Rio das Ostras, de rodoviária, só temos um nome no letreiro).
Vc ainda tem mãe??? Tomara que quando ela precisar de socorro, alguém já tenha assumido a prefeitura.

(...)
Eu, no desespero, perdi uma grande oportunidade. A tarde, o Broder, vice prefeito, esteve lá no Pronto Socorro e veio me abraçar, perguntar porque eu estava ali.
Eu naquele momento, não raciocinei. Devia tê-lo arrastado pra dentro daquela sala e mostrado todo o horror que é aquele local.
(...)
Estou aqui, dando UP a este assunto desagradável e desinteressante, para ver se as coisas melhoram. Não estou pedindo que sintam pena de mim pela morte da minha mãe.

Mas estou pedindo que amanhã a mãe de ninguém, de nenhum de vcs, tenha que morrer naquele lugar indigno.
(...)
Não estou culpando o governo municipal pela morte da minha mãe. Ninguém tem culpa...
Estou culpando-o por ela ter tido uma morte miserável, num lugar que devia ser exemplo de higiene e assepsia.
(...)
Mais uma piada do PS (Pronto Socorro)
3 anos atrás, minha mãe retirou o baço e o estômago, por causa do câncer. Hoje, fui ler o registro de óbito e lá está escrito que a causa da morte foi um tumor maligno:
Adivinhem onde??? No ESTÔMAGO!!! " 
Fernando Khouri

Queria ter a certeza hoje, que o tempo se encarregou de amenizar um pouco, ao menos um pouco, essa ferida que sabemos, se tornará uma cicatriz em sangramento constante. E quero também acreditar que o Fernando já não esteja odiando a Deus. E que em seu coração, já sinta as primeiras centelhas de paz.
Que mais esse grito ecoe e traga à luz a consciência de nossos governantes. 
Por que uma cidade tão rica de rescursos e tão pobre com seus munícipes?
Tvs de plasma em cima de cada leito da UTI. Pra quê???
Fica aqui, Sr. Prefeito Carlos Augusto, um espaço aberto, caso o Sr. queira se pronunciar.

* Apenas uma observação que faço, entre parênteses, para que os leitores se "localizem".

Fonte: Orkut - Comunidade: Rio das Ostras. No tópico: Carta a Carlos Augusto. Em 17-03-2011



Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home