.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Estamos em luto, faleceu hoje, 27-09-2011 aos 66 anos, o Jornalista Benoni Alencar.

Um homem que acreditou e lutou até seus últimos instantes por seus ideais.
Conheci Benoni logo que vim morar aqui em Rio das Ostras, de cara aprendi com ele uma lição que ficou marcada e passei em muito a admirá-lo, mesmo sem ter tido a chance de ter novo contato com ele. Precisei usar o serviço do Fórum da cidade e fui por ele atendida. Lembro que ele me encaminhou até uma sala, onde eu pudesse expôr o problema e ele preencher o encaminhamento como de praxe. Ao adentrarmos à sala ele com um gesto me indicou uma cadeira para que eu me sentasse e percebi que ele usava muleta e também por ter mais idade do que eu, me levantei e ofereci ajuda para retirar a outra cadeira que estava um tanto presa atrás de uma das mesas. Ele ao perceber minha intenção, ficou sério e me perguntou: "O que está tentando fazer?" - Ao que respondi: "Retribuindo sua gentileza".  Ele me olhou bem dentro dos olhos e complementou: "Tenho uma deficiência... Não sou aleijado! Sei que não fez por maldade, mas nunca mais faça isso."  Bem, ele pegou sua própria cadeira, voltou a me olhar, sorriu e disse: " Em que posso te ajudar?"
Essa lição foi um aprendizado, pra mim, de ilustre desconhecido e por isso mesmo teve muito mais importância. Mais ou menos uns 7 anos se passaram e tornamos a nos encontrar em junho desse ano, desta vez não no Fórum da cidade e sim, na rua, ou melhor, na Praça José Pereira Câmara lutando ambos por um mesmo ideal: O Ato da Liberdade. Ali o reconheci de imediato e pude mais uma vez aprender com ele, no texto que proferiu ao microfone, nas breves conversas com outros jovens e ao observar seu sério olhar atento.

Benoni Alencar-  Junho/2011 - Foto: Jaqueline Serávia
"Ícone das lutas dos trabalhadores, atuou em partidos de esquerda durante toda a vida chegando a ser perseguido e preso durante a ditadura militar. Nos últimos anos vinha defendendo a linha de pensamento apresentada por militantes do PSOL e tornou-se fundador do Núcleo do PSOL Rio das Ostras ao lado de outros jovens militantes.
Em sua casa, no Palmital, promovia verdadeiros seminários sobre política, filosofia, sociologia… Foram muitos os amigos que ali compartilharam momentos inesquecíveis de grande troca e aprendizagem. " 



Em 2008, em visita a uns amigos no Maranhão, passeando pela praia de Aracagy, ele escreveu o poema:
Os ventos de aracagy são vários
Tão vários quanto
Cabritos do mar
Os ventos do aracagy
Se aquecem de sol,
Por isso são tépidos
E cabrioleiam por
Entre as pernas das mulheres
Levantando as saias
Aquecendo coxas
Como tépidos cabritos do mar
São moleques
Que arracam das mãos
Um poema
E o levam pra longe
Por pura molecagem
Para se divertir
com a aflição oceânica
São Luís 19/06/08.
 
Fonte: http://opolifonico.wordpress.com/2011/09/27/luto-na-redacao-do-polifonico-morre-o-jornalista-benoni-alencar/

Última matéria redigida por Benoni Alencar
 

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home