.

sábado, 13 de agosto de 2011

1ª Semana Fluminense do Patrimônio.

"Com o objetivo de popularizar e ampliar as discussões e as ações ligadas à preservação do patrimônio histórico no estado do Rio de Janeiro, começou hoje a 1ª Semana Fluminense do Patrimônio. Para isso, várias entidades federais, estaduais e municipais decidiram unir esforços, informou à Agência Brasil o superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Carlos Fernando Andrade.
O evento se estenderá até o próximo dia 21, envolvendo ações que serão realizadas na capital do estado e em dez municípios das Baixadas Litorâneas e do Sul Fluminense. As atividades incluem visitas guiadas, concursos temáticos sobre o patrimônio, exibição de filmes, encontros folclóricos, seminários, festivais, palestras, entre outras.
Ainda na capital, está programado o 5º Festival do Folclore Brasileiro, que será realizado no Centro Cultural Banco do Brasil, a partir do dia 17, englobando apresentações de dança, música, oficinas, entre outras atividades.
No município de Rio Bonito, foi iniciada hoje a campanha de divulgação sobre os bens culturais da Região dos Lagos, por meio de distribuição de material promocional na praça do pedágio da Via Lagos. No dia 17, está programada a solenidade de entrega da primeira fase da obra de restauração da antiga estação ferroviária de São Pedro da Aldeia. No mesmo município, será feito o 1º Encontro Regional da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) na Região dos Lagos, para debater a história, a cultura negra e políticas públicas.
Fazem parte ainda da programação no interior do estado a visita guiada pelo Museu Arqueológico de Araruama, para grupos e escolas; oficinas de elaboração de projetos para leis de incentivo, em Cabo Frio; o passeio guiado de barco pelo Rio São João, em Casimiro de Abreu; a apresentação do patrimônio imaterial de Quissamã, com o Grupo de Jongo, Fado e Boi Malhadinho; o debate sobre o tema Tradição e Manifestações Artísticas Contemporâneas, em Paraíba do Sul; o 29º Festival da Cachaça Cultura e Sabores, em Paraty; entre outras atividades.
Dentro da programação, a Fundação Casa de Rui Barbosa e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promoverão, a partir do dia 18, o 1º Simpósio Fluminense do Patrimônio Cultural-Científico, com o tema Planos Integrados de Preservação: Sítios, Edifícios Históricos e Coleções. O evento é gratuito e ocorrerá no auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa. As fichas de inscrição podem ser enviadas até o dia 15 para o e-mail sfpcc2011@fiocruz.br."

Fonte: http://correiodobrasil.com.br

E mais uma vez, assim como na FLUP, Rio das Ostras sequer é citada que fará parte no circuito cultural em nosso estado. Mas, cultura pra quê, né? Qual tipo de público esse tipo de evento nos traria? Será que seria interessante atrair para o município, na gestão atual, esse foco? Em qual estado de conservação e limpeza estão nossos patrimônios públicos?

Clique na imagem para ampliá-la.

Marcadores: , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home