.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Brasileira e estudante no Chile.

Imagem gentilmente cedida por professores do Chile


Numa conversa informal a brasileira, moradora de Quilpué - La Ciudad del Sol.  A qual chamarei aqui de Estudante para preservar sua identidade, tem 16 anos e nos contou na noite de quarta feira  (31/08) um pouco sobre a realidade que está vivenciando sendo Vice Presidente do CAR (Centro de Alunos Regular) no colégio onde estuda.  

Estudante:Heey como tá?
JS: Oi, tudo bem?
Estudante: Tudo okay
JS: Acho que  vou te incomodar um pouco. (risos) Vc tem ido a escola...  Como está tudo por aí?
Estudante: mm... no meu colegio a gente foi a paro duas semanas, mas os companheiros não iam... não tava funcionando pq o colegio é muito pequeno.. dai a gente continuou com as clases mas apoyando as marchas. E não, não tem nada normal. As marchas são todas as semanas, são todas pacificas e autorizadas. Mas, no final sempre chegam os encapuchados e fazem os estragos,  todo mundo desconfia que são os proprios policiais que se metem no meio e começam a fazer bagunça pra incitar o povo, tem 13 jovens de educação média em greve de fome, parece que cinco já baixaram.
JS: o que é "baixaram"?
Estudante: Parar a greve, sair.
JS: Mas por que  há essa desconfiança de que os encapuzados devem ser policiais? O que eles pretenderiam com  isso?
Estudante: Acontece que, hoje o governo do Chile é de direita, o presidente é um empresário. Obviamente, não convém que a educação seja gratuita. Então supostamente, a policia tem que ir contra a marcha, sujar de alguma forma o movimento em  relação  a opinião publica... Então, se hay muitos estragos  e os jovens são vistos como vandalos, as pessoas já não apoiam, o movimento se depõe... e continua tudo do jeito que tá
JS: A paralização é restrita aos estudantes de nível médio ou faculdades também?
Estudante: A mobilização começou com o ensino superior  e depois os da média se aderiron. Tem colégios dos tres sistemas apoyando, do mesmo jeito como nos tres tem os que não apoyan (particular, municipal e particular subvencionado)
JS: Vc tem certeza que ainda existem estudantes mantendo a greve de fome?
Estudante: Deixa confirmar
JS: Você tem como confirmar isso agora??
Estudante: Sim,. tô vendo com os outros dirigentes.
Como eu estava  tava dizendo, é por isso que se fala en paralização do transporte, por que os motoristas também  lutam por salarios mayores
mm... parece que, já todos sairam da greve de fome. Não tem info em lugar nenhum e onde tem, diz que duraram 40 dias mas não dá pra confiar.
JS:Conseguiu notícias sobre os estudantes em greve de fome?
Estudante: Sim, mas nada concreto... Não da pra dizer com certeza, segundo o que todo mundo diz, ainda tem universitários. Mas, sabe como é, a informação nao corre, é dificil...
JS: Quem é esse todo mundo que diz?
Estudante: A gente dos mesmos colégios... Aqui colégio parece padaria tem um em cada esquina (risos)
JS: Mas não é uma greve geral?
Estudante: Não. A  greve geral é de clases, acontece que agora, as pessoas que não voltam  a clases perdem o ano.  Então, o período que a gente es tá agora é de escolha... ou perder um ano, ou conseguir o objetivo.
JS: E o que ficou decidido. Vocês vão parar ou continuar?
Estudante: Vai de cada um.. Supostamente estão fazendo plebicitos nos colégios pra decidir quais voltam e quais não. Mas, oficialmente, a greve continua.
JS: Supostamente por quê. Não é uma verdade?
Estudante: Porque não se fazem em todos os colégios... as pessoas que não querem a greve, quase sepre se alheiam ao assunto... então, quando se convocam os pleibicitos, só vai quem tá a favor.
JS: Você está apoiando e participando das passeatas?
Estudante: Sim...  Aqui é ley que os colégios tenham centro de alunos regular,  se vc tá metido nisso, quase obrigatóriamente tem que se envolver e avisar os outros, ficar informado.
Cada turma tem um diretório... presidente de curso, secretário, e tesoureiro... se juntam todos, e se elege os cargos representativos do colégio... dentre os quais: Presidente, Vice Presidente, tesoureiro, delegado de JUNAEB, delegado de cultura, delegado de eventos, secretario..entre outros. E  todos os colégios tem um centro de alunos.
JS: O que significa JUNAEB?
Estudante: Junta Nacional de Auxilio Escolar y Becas; em portugues: Conjunto Nacional de Apoio ao Estudante e Bolsas (referente a ayudas do governo)
JS: A população, professores estão apoiando também a greve?
Estudante: É que, aqui, ao contrário do Brasil, a mayoria da população tem opinião politica e cada um vai apoyar ou não, de acordo com que tão de direita, ou que tão de esquerda é.
JS: Tem alguma liderança, grupo político que esteja a frente?
Estudante: Supostamente  a esquerda tá liderando a greve, mas isso não pode ser provado por ninguem... só pelo fato de a representante dos Universitários, Camila Vallejos, ser militante socialista desde os 15anos.
JS: Quando acontecerá a próxima passeata?
Estudante: A ultima foi nos dias 24 y 25 sem previsão pra proxima
JS: Dos estudantes que vc conhece, como está sendo vivenciar um movimento assim?
Estudante: É complicado...  Como te disse, aqui todo mundo é muito politizado, todo mundo acha que tem a razão...  Hoje um amigo foi preso, outra vez, por que os chicos se acorrentaram na porta do congresso... Uma coisa, não dá pra negar: A educação no Chile tá doente, fora do Pais, o que se mostra é uma educação de qualidade, mas na verdade, essa educação de qualidade não é oferecida pelo governo, senão pelos pais, os que podem pagar, entende?
JS: Sim... E o que você  gostaria que acontecesse?
Estudante: Eu gostaria que as pessoas, principalmente os pais, deixassem de lado a politica por um tempo e se concentrassem na lógica e nos fatos, o que o Pais precisa de verdade, não é se o presidente é o Piñeira ou a Bachellet... Dá na mesma isso, eu quero, que as crianças tenham todas a mesma base na educação média, pra ter as mesmas oportunidades na faculdade  e quero que as universidades do Chile, deixem de ser uma farsa, uma loja de diplomas  e que ao invés de tentar vender de todas as formas um nome profissional, forme profissionais de verdade
JS:  Sua família está tá te apoiando a participar desse movimento?
Estudante: a minha tia prefere se manter aparte... mas também não me impede de ir e estar envolvida
JS: Quais as notícias que chegam  para vocês, pela TV, sobre essa paralização?
Estudante: Se você ver as noticias aqui, eles falam basicamente que os garotos tem que ir estudar, e parar de encher o saco, que ficar em greve não enche carteira de ninguém.
JS: Você concorda que eu publique essa nossa conversa, óbvio que preservando sua identidade. Em formato de entrevista?
Estudante: Okay... Mas, corrige os erros de portugues.. (gargalhada).
JS: É...ficou um tanto Portunhol... Ah... acho até que ficou legal (risos).
Estudante: Aah... se você  tá dizendo (risos).
JS: Tem mais alguma coisa que eu possa ter esquecido de perguntar e que você ache bacana ser publicado sobre essa manifestação de vocês... Algum recado para os estudantes aqui no Brasil?
Estudante: Tem sim. Definitivamente, os estudantes do Brasil tem que ver esse movimento como um exemplo, que os jovens tem voz e que as coisas não tem que ser como o governo te diz, ou te entrega. No Brasil a falta de informação e de interesse é geral, ninguem tem nem ideia de pra onde tá ventando... Já é mais que hora de saber o que é qualidade de vida e quais são os direitos básicos que cada pessoa tem, desde o momento que nasce até o que morre e que o governo, quase sempre, faz todo mundo pensar que é um favor...
JS: Fiquei  feliz de ter notícias suas, saber que está bem.
Estudante: Que bom que tem gente atenta aí... O apoyo de qualquer forma é agradecido...


Marcadores: , , ,

2 Comentários:

  • Gostei muito da entrevista com a jovem estudante do Chile, ela tem forte convicções e luta junto aos seus colegas estudantes, alguns fazendo até greve de fome, que seja um exemplo de força e luta não somente para o Chile, mas para nós todos e principalmente nossos jovens que se encontram tão desistimulados.
    Parabéns pela entrevista Jaqueline Serávia.
    Mary Braga

    Por Blogger Azul, às 3 de setembro de 2011 às 13:41  

  • Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    Por Blogger Azul, às 3 de setembro de 2011 às 13:42  

Postar um comentário

<< Home