.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Homenagem a Benoni Alencar Pereira por Ricardo Sant'Anna Reis


"Benoni Alencar Pereira, meu amigo, jornalista, preso político do PCBR, fundador do PT, fundador do PSOL, revolucionário na essencia, uma das melhores pessoas que conheci, foi assassinado em Casimiro de Abreu dentro de casa, no que pode ter sido um crime político, sendo ele um combativo opositor da elite local. Exigimos uma completa investigação e a punição do culpado, seja quem for!" 
                                                                                              Ricardo Sant'Anna Reis e amigos

OS MENDICANTES 

                                                                                             A Benoni Alencar Pereira

Quando o adensar da noite nos convocar
saidos estaremos de todos os cantos do dia.
Iremos em procissão, romeiros submergidos
atoresc de vaudeville atuando nos pequenos atos
da cena sórdida, ratos, bebedores contumazes
rábulas de causas perdidas
tristes poetas da incomunicabilidade
pardos profetas do fim do mundo
parvos senhores ao relento
revolucionários derrotados
prostitutas devotas ao abrigo de bares turvos.
Quando o adensar da noite nos trouxer a lua
e esta, sobre nós, lançar a sua luz fria
a Lagoa de Piratininga, então
se adornará de brilhos, de reflexos de pirilampos
e teremos a riquesa de uma noite comovente
- a cachaça aquecendo lembranças
e afastando o medo; a dor que arde
no olhar fixado num ponto de fuga; a perspectiva
o ar encorpoado e a penumbra da maresia.
Por hino, tomaremos uma música qualquer
(não um música de corno).
Seguiremos o rastro da fome e da sede
no chão tornado púrpura pela lua cheia.
Juntos, clouchards terminais
marcharemos sem glamour e sem quartel
até a inviabilidade triunfar sobre o cinismo.

Ricardo Reis, 2001



Jornalista Benoni Alencar Pereira

ÂMAGO SOLIDÁRIO

                                                a Benoni Alencar Pereira

Dentro de mim, em algum refugio
que pretenso protege-me
do inferno
e do que não me tem alcance.

Moro no desatino
tão dentro e tão longe
tão perto de tudo
e de todos
como um insolito retirante
ausente porto/destino que fosse
subito, em um relance
moraria na dimensão do horizonte.

Habito o interno da alma
habito o cerne da vida
ao alcance de um olhar
de um balido, um latido
e ainda assim, não me basto.
Procuro uma simbiose
com as dores deste mundo.

Ricardo Reis, 2011

Ricardo Sant'Anna Reis

Marcadores: , ,

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Estamos em luto, faleceu hoje, 27-09-2011 aos 66 anos, o Jornalista Benoni Alencar.

Um homem que acreditou e lutou até seus últimos instantes por seus ideais.
Conheci Benoni logo que vim morar aqui em Rio das Ostras, de cara aprendi com ele uma lição que ficou marcada e passei em muito a admirá-lo, mesmo sem ter tido a chance de ter novo contato com ele. Precisei usar o serviço do Fórum da cidade e fui por ele atendida. Lembro que ele me encaminhou até uma sala, onde eu pudesse expôr o problema e ele preencher o encaminhamento como de praxe. Ao adentrarmos à sala ele com um gesto me indicou uma cadeira para que eu me sentasse e percebi que ele usava muleta e também por ter mais idade do que eu, me levantei e ofereci ajuda para retirar a outra cadeira que estava um tanto presa atrás de uma das mesas. Ele ao perceber minha intenção, ficou sério e me perguntou: "O que está tentando fazer?" - Ao que respondi: "Retribuindo sua gentileza".  Ele me olhou bem dentro dos olhos e complementou: "Tenho uma deficiência... Não sou aleijado! Sei que não fez por maldade, mas nunca mais faça isso."  Bem, ele pegou sua própria cadeira, voltou a me olhar, sorriu e disse: " Em que posso te ajudar?"
Essa lição foi um aprendizado, pra mim, de ilustre desconhecido e por isso mesmo teve muito mais importância. Mais ou menos uns 7 anos se passaram e tornamos a nos encontrar em junho desse ano, desta vez não no Fórum da cidade e sim, na rua, ou melhor, na Praça José Pereira Câmara lutando ambos por um mesmo ideal: O Ato da Liberdade. Ali o reconheci de imediato e pude mais uma vez aprender com ele, no texto que proferiu ao microfone, nas breves conversas com outros jovens e ao observar seu sério olhar atento.

Benoni Alencar-  Junho/2011 - Foto: Jaqueline Serávia
"Ícone das lutas dos trabalhadores, atuou em partidos de esquerda durante toda a vida chegando a ser perseguido e preso durante a ditadura militar. Nos últimos anos vinha defendendo a linha de pensamento apresentada por militantes do PSOL e tornou-se fundador do Núcleo do PSOL Rio das Ostras ao lado de outros jovens militantes.
Em sua casa, no Palmital, promovia verdadeiros seminários sobre política, filosofia, sociologia… Foram muitos os amigos que ali compartilharam momentos inesquecíveis de grande troca e aprendizagem. " 



Em 2008, em visita a uns amigos no Maranhão, passeando pela praia de Aracagy, ele escreveu o poema:
Os ventos de aracagy são vários
Tão vários quanto
Cabritos do mar
Os ventos do aracagy
Se aquecem de sol,
Por isso são tépidos
E cabrioleiam por
Entre as pernas das mulheres
Levantando as saias
Aquecendo coxas
Como tépidos cabritos do mar
São moleques
Que arracam das mãos
Um poema
E o levam pra longe
Por pura molecagem
Para se divertir
com a aflição oceânica
São Luís 19/06/08.
 
Fonte: http://opolifonico.wordpress.com/2011/09/27/luto-na-redacao-do-polifonico-morre-o-jornalista-benoni-alencar/

Última matéria redigida por Benoni Alencar
 

Marcadores: , , , , ,

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Letras - Por Fausta Pires

Imagem gentilmente cedida pelo escritor e amigo Nilson Denadai







Fausta realizou não creio que um sonho, mas sim uma curiosidade, de ir como escritora à Bienal do Livro/RJ pelo Projeto Leitura Viva a qual era uma de suas escritoras integrantes.. Essa foi sua última aparição em público. Embora não se sentindo bem, privou da alegria contagiante de quem a ouvia declamar.
Bem, já que sempre que podia com total liberdade de uma confidente e também aquariana, com exortações, questionamentos e segredos. Dizer que sinto tua falta, não só do perfume, da inteligência e também, das broncas quando a chamava de "tesão da minha vida".

Descreverei aqui seu texto auto-biográfico na trajetória do seu multiverso literário.

Letras

Quando surgiu à sua frente a primeira letra, desenho feito por sua mãe que pouco sabia delas, mas adivinhava, por instinto, o seu segredo e quis transmití-las com humilde firmeza, presentando-as, uma a uma, como pequenas jóias, portais sagrados se abriram para desvendar mistérios infinitos.
Houve um formidável descortinar, descobriram-se novas terras repletas de imagens. Um novo Mar Vermelho de abriu para dar passagem ao destino e das profundezas do espírito fez-se a luz. A nova faculdade surgiu na mente infantil. O desbravar, o encontro com outras almas , o contar de histórias e, sobretudo, o viajar por mundos desconhecidos e conhecer sua essência.
De pequenas revistas aos livros, curtos passos. O mergulho na imaginação dos poetas, outros passos. As  árvores dão flores, frutos e fortes ossos para o bem dos homens. Os livros são o ensejo de conhecê-los pela sua carne e seus crimes.
Foi entrando pelos livros que a menina descolorida e simples fez viagens fantásticas. Conheceu cavernas paleolíticas, conviveu com os animais pré-históricos. Fez a viagem histórico-geográfica com Heródoto e deitou na cama do gigante; assistiu com Homero o cerco e a queda de Tróia, chorou a morte de Agamenon e o regresso de Ulisses à Ática. Chorou por Cassandra, a incompreendida.
No Oriente Médio esteva na côrte de Nabucodonosor; contemplou os jardins de Semíramis. Com Abraão partiu de Ur para a terra prometida aos escolhidos, promessa de Deus antes encontrada no Egito, na fé angustiada e lírica de Akenaton.
Na Grécia entrou em contato com os deuses e suas lendas que civilizaram o Homem dando-lhe sentido estético e culto da beleza e das artes, da cultura, do amor e da morte.
Cavalgou com Átila e Gengis-Kan, contemplando suas conquistas, criação e fim de cidades. Fundação de nova Era entre crimes mostruosos. Participou do exército do jovem Alexandre conquistando o mundo com ele.
Nas lendas de Arthur conheceu a magia, a aventura, o poder celta, o desabochar da Idade Média, Heróis da cavalaria e um novo modo de vida, das trevas para a luz.
Viu Tarquínio - o antigo, fundar Roma e trazer da Grécia sua cultura para a Itália.
Assistiu a conquista dos Césares, o esplendor e o fim do Império sob a égide de novo cristianismo florescente, forte e definitivo. Participou das Cruzadas da nova fé  da maldade; viagens de ambição e lutas, mudando o Oriente, criando e destruindo impérios e tornando a face da Europa uma máscara fanática e cruel para a confirmação de uma religião insegura que criou seitas, organizações misteriosas, mistura de fé, terror, domínio e loucura que deturparam as palavras de Jesus Cristo.
Discutiu com Shakespeare os destinos dos amantes, a inútil rvolta de Hamlet. Não adiantou; para este escritor a morte é prêmio e glória para seus personagens.
Com Dante percorreu o inferno à luz de velas com Virgílio e Beatriz. Viu Milton perder o Paraíso e Cervantes enlouquecer seu cavaleiro de triste figura.
Mergulhou no poço sem fundo das letras, que vai do profundo ao infinito das estrelas mais distantes, onde Deus e o Diabo se misturam sem fronteiras, na confusão das idéias e das criatividades mais e mais exporadas e sem fim.
Aprende-se a ler, criam-se as palavras. Enígmas, signos, símbolos, quebra-cabeça, para se criar a verdade e a mentira, a treva e a luz.
Quantos livros leu depois que as letras entraram na sua vida? Não saberá nunca! Sentada numa cadeira, deitada, recostada, viajou mais do que todos os viajantes juntos.
Entre o A e o Z decifra-se o segredo da vida  desvenda-se o mistério do idioma mais difícil, da magia mais perigosa e perfeita. Porque a palavra é vida e morte, céu , terra e inferno; luz, dor, alegria, sonho, amor e poesia.


Fausta Pires

Marcadores: , , ,

sábado, 17 de setembro de 2011

1º Conferência da Juventude de Rio das Ostras

Imagem captada da Internet

 

DIA 17 DE SETEMBRO DE 2011.

LOCAL: ESCOLA MUNICIPAL MARIA TEIXEIRA DE PAULA


8h – Credenciamento

9h – Solenidade de abertura

10h às 11h – Leitura e Aprovação do Regimento da 1º Conferência da Juventude de Rio das Ostras

11h
Palestra: O Acesso a Universidade no Brasil
Coordenação: Representante da CONJURO

Expositor: A definir.

12h às 13h30min – Almoço

13h30min às 15h – Grupos de Trabalho

15h às 16h30min – Aprovação de Propostas dos Grupos de Trabalho

16h30min às 17h – Intervalo para inscrição de candidatos a vaga de delegados a etapa Estadual

17h às 18h – Eleição dos Delegados para a Etapa Estadual

18h às 19h – Momento Cultural

 

Comissão Organizadora da Etapa Estadual da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude

A  Comissão  Organizadora  da  Etapa  Estadual  da  2ª  Conferência  Nacional  de  Políticas
Públicas de Juventude, no uso de suas atribuições regimentais.

R E S O L V E :

DA ORGANIZAÇÃO DAS ETAPAS MUICIPAIS E REGIONAIS

Artigo  1º  -  O  prazo  limite  para  que  a  Sociedade  Civil  Organizada  convoque  a
Conferência  Municipal  ou  Regional  Eletiva  será  o  dia  22  de  agosto  de  2011.  E  a
realização  será  de  01  de  julho  a  18  de  setembro  e  as  Conferências  Territoriais  e
Regionais até 07 dias antes da Etapa Estadual.  
Parágrafo  Único:  A  Comissão  Organizadora  Estadual,  no  uso  de  suas  atribuições
regimentais,  entende  que  no  Estado  do  Rio  de  Janeiro  o  prazo  para  a  realização  das
Conferências Regionais e Territoriais será o dia 25 de setembro de 2011.  

Artigo 2º - A Comissão  Organizadora disponibilizará  modelo de requerimento para  as
insituições  possam  cadastrar-se  e  requerer  junto  a  COE  a  realização  de  Conferência
Municipal e Regional eletiva.
Parágrafo  Primeiro:  A  Comissão  Organizadora  Municipal,  a  ser  composta  com  a
participação  de  representantes  do  poder  público  e  da  sociedade  civil,  poderá  editar
Regimento  Interno  com  as  diretrizes  de  sua  organização  e  mecanismo  de  eleição  de
delegados  à  Etapa  Estadual,  desde  que  esteja  em  consonância  com  o  Regimento
Interno  da  Etapa  Estadual  da  II  Conferência  Nacional  de  Política  Pública  para  a
Juventude e o Regimento Interno da II Conferência Nacional de Política Pública para a
Juventude.  
Parágrafo Segundo: É competência exclusiva da Comissão Organizadora Municipal ou
Regional  a  edição  de  Regimento  Interno  para  disciplinar  a  etapa  municipal,  sendo
considerada a não colisão com o Regimento Interno Estadual e Nacional.
Parágrafo  terceiro:  A  composição  da  Comissão  Organizadora,  no  caso  de  sociedade
civil, deverá ser composta por no mínimo três representantes Entidades, Organizações,
Movimentos, Foruns, Redes  e Partidos Políticos (Juventudes Partidárias) da Sociedade
Civil  de  âmbito  estadual  e/ou  municipal  e  um  poder  público.  No  caso  dos  Partidos
Póliticos  –  Juventudes  Partidárias  –  a  composição  da  Comissão  Organizadora  local  ou
regional  deverá  se  da  de  forma  suprapartidária.  Ou  seja,  deverá  ter  metade  mais  um
dos  partidos  com  representação  da  Câmara  de  Vereadores  do  muncipio  ou  sendo
regional  nos  municipios  envolvidos.  Desde  que  tenham  em  seu  estatuto  coletivos,
secretarias, departamentos de juventude.


Artigo  3º  -  Para  fins  de  Organização  das  Etapas  preparotórias  serão  consideradas
Entidades, Organizações, Movimentos, Foruns, Redes  e Partidos Políticos (Juventudes
Partidárias)  da  Sociedade  Civil  de  âmbito  estadual  e/ou  municipal  aqueles  que,
legalmente  constituidas,  tenham  sido  estabelecidas  há  no  mínimo  2  (dois)  anos  de
existência  e  atuem  com  a  juventude  comprovadamente  através  de  estatudo  ou
missão. E ainda, tenha sede no municipio e/ou região, ou atuação comprovada.  
Parágrafo  Único:  Para  integrar  a  COM  ou  COR  as  Entidadades,  Organizações,
Movimentos, Foruns, Redes  e Partidos Políticos (Juventudes Partidárias) da Sociedade
Civil deverão comprovar:
a)  comprovante de Inscrição e da Situação Cadastral (CNPJ);  
b)  cópia  do  estatuto/regimento  do  movimento,  associação,  organização    e
partidos da Juventude ou documentos comprobatórios de sua existência.
c)   Relatorio de atividade do último ano (2010/2011);
d)  formulário  padrão  devidamente  preenchido  constante  no  anexo  desta resolução;

Artigo  4º  -  A  Comissão  Organizadora  Municipal  deverá  garantir,  no  evento  municipal
ou  regional,  a  participação  mais  ampla  possível  de  delegados/as  e  observadores/as,
aliando o bom funcionamento da programação e condições estruturais adequadas.

Artigo  5º  -  A  Comissão  Organizadora  Municipal/Regional  deverá,  até  o  dia  05  de
Setembro,  apresentar,  a  Comissão  Organizadora  Estadual  Conferência  Estadual,  a
convocação  da  Conferência  Municipal,  a  Comissão  Organizadora  Municipal/Regional,
número de participantes, proposta de programação e o Regimento Interno.
Parágrafo Único: As etapas municipais devem garantir uma ampla, plural participativa,
comunicação e divulgação.

Artigo  6º  -  A  Comissão  Organizadora  Municipal  ou  Regional  definirá  a  metodologia
para  eleição  dos  delegados/as  e  participação  dos  observadores  à  etapa  municipal,
garantindo  a  ampla  participação  da  sociedade  civil  e  do  poder  público,  observando
critérios  de  gênero  e  etnia,  de  diversidade  regional  e  cultural,  oferecendo,  ainda,
espaço para livre manifestação de todos os/as participantes.
Parágrafo  Único:  A  Comissão  Organizadora  Estadual,  ressalvada  a  autonomia  das
Comissões  Organizadoras  Municipais  ou  Regionais,  resolverá  os  conflitos  decorrentes
dos processos de eleição dos delegados à etapa estadual.

Artigo 7º - O credenciamento dos/as delegados/as da Etapa Municipal ou Regional 2ª
Conferência  Nacional  de  Políticas  Públicas  de  Juventude  deverá  ser  realizado
pessoalmente pelo participante, com documento de identificação  oficial com foto, na
secretaria do evento.


DA ELEIÇÃO DE DELEGADOS À CONFERÊNCIA ESTADUAL

Artigo  8º  -  Os  Municípios  que  tiverem  Conselho  Municipal  de  Juventude,  nos  termos
do  artigo  19,  §  5º,  do  Regimento  Interno  Nacional,  poderão  eleger  um  delegado  a
mais,  na  Conferência  Municipal,  para  participar  da  Etapa  Estadual  e  Nacional  da  2.ª
Conferência Nacional de Juventude.  

Parágrafo Primeiro: Os Conselheiros/as que forem eleitos devem ser referendados na
Plenária  Final  da  Etapa  Municipal,  participarão  com  delegados/as  natos  da  Etapa
Estadual  da  Conferência  de  Juventude,  entretanto,  não  disputarão  as  vagas  para  a
Delegação  Nacional  na  Etapa  Estadual.  Cabe,  ainda,  a  obrigatoriedade  deste
delegado/a  nato  participar  a  Etapa  Estadual,  caso  não  ocorra  o  comparecimento  do
mesmo na Etapa Estadual perde-se a prerrogativa de delegado/a nato.
Parágrafo  segundo:  -  Os  candidatos  a  delegado/a,  pelo  Conselho  Municipal  de
Juventude, a que se refere o Art. 19, §5°, do Regimento Interno Nacional, que trata das
Etapas  Municipais  Eletivas,  deverão  ser  indicados  entre  os  integrantes  da  estrutura
institucional  específica  de  juventude,  conforme  art.  19,  §4°  do  Regimento  Interno
Nacional.

Artigo  9º:  Os  delegados  eleitos  à  etapa  municipal/regional,  presentes  à  Conferência
votarão, para escolha dos/as delegados/as à Conferência Estadual, entre os candidatos
apresentados, observando-se as seguintes disposições:
I - Não podem ser do mesmo gênero;
II - Não podem ser de um mesmo distrito no caso da etapa municipal e não podem ser
de um mesmo município no caso da etapa regional;
III  -  Será  considerado  nulo  o  voto  que  não  cumprir  as  exigências  contidas  nos  incisos
anteriores;
IV - Serão considerados eleitos os/as candidatos/as que receberem o maior número de
votos até o limite de vagas de delegados/as, ficando os demais como suplentes;
V - Como critério de desempate tem preferência, respectivamente, o/a candidato/a do
gênero  menos  representado/a  e  o/a  candidato/a  do  distrito  não  representado,  ou
pouco representado no conjunto da delegação eleita.

Artigo 10 - A Delegação de cada município será eleita nas Conferências Municipais ou
Regionais  e  respeitará  o  quantitativo  correspondente  a  cada  Município  segundo  o
critério populacional jovem, conforme o quadro em anexo.


DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo  11  -  Os  casos  omissos  nesta  Resolução  serão  resolvidos  pela  Comissão
Organizadora Estadual da 2ª Conferência Nacional de Juventude.


Rio de Janeiro, 09 de Agosto de 2011.


Conforme combinado, estou disponibilizando os nomes dos nossos facilitadores dos GTs, ainda nao temos todos, estamos aguardando confirmações:

I. Direito ao Ensino Superior: Pedro Marinho;
II. Direito a Saúde: A confirmar: Monique Rangel - CRAS
III. Direito a Cultura: Aureo Guilherme Mendonça;
IV. Direito a diversidade: Jonathan Craveiro - ONG Cores da Vida;
V. Direito a Participação: Edson Teixeira;
VI. Direito a Segurança: A confirmar;
VII. Direito ao Trabalho: A confirmar.

*Amanhã faremos a atualização! (Que amanhã seria esse??)
Vale a pena dar uma conferida na matéria do Polifônico: http://opolifonico.wordpress.com/2011/09/15/primeira-conferencia-de-juventude-de-rio-das-ostras/

Fonte: https://www.facebook.com/groups/252791531418986/

Marcadores: , , , ,

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Minha alma silencia... Boa noite, dia!

*Eu e Fausta em 15-02-2011,  na noite do seu aniversário de 80 anos.
Hoje, 12 de setembro de 2011, meu céu da tarde se fez noite e os poetas que nos precederam, na pátria etérea da poesia  recebem carinhosamente Fausta Pires. 
Agradeço por ter tido a honra de compartilhar de momentos únicos com você, em nossas conversas nas madrugadas, gargalhadas, poesias, desabafos e cartas.
Bem soubes respeitar que não declamo e tua generosidade gerou aplausos a poesias minhas pronunciadas com maestria, por tua voz, emoção e boca.
Hoje, vencerei a timidez e declamarei uma sua, porque sei que só você poderá me ouvir.

Empréstimos

Empresta-me esse olhar prismático
Sábio em ver além das aparências.
Empresta-me esse sorriso simpático
Que derrama suaves indulgências.

Empresta-me as palavras convincentes
Ditas tão bem com rigor ou reverência.
Empresta-me o otimismo consistente
Nascido de tua radiosa inteligência.

Empresta-me esse abraço diferente
Farto de calor, amizade e confidências.
Empresta-me o espírito reluzente
Das tuas tão fiéis clarividências.

Pois se repleta de tão grande poderio
Pudesse ser completa, vencendo calor ou frio
Dentro da alma que o meu corpo conduz.

E transformada em essência pura
Embalsamado querubim lá nas alturas
Serei energia sublimada em luz...

Fausta Pires.
(Livro: Chuvas de Primavera ... e outros outonos. Pág.40)

Bem sabes que nunca curti a hipocrisia das homenagens póstumas e nisso também concordávamos. Segue tranquila, meu amor, aproveita que é só um breve fechar de cortina, se refaz, descansa, a gente se encontra...
Te amo!!

* Fotos de Gabi Saraiva

Marcadores: , , , , , , , ,

domingo, 11 de setembro de 2011

Onze de Setembro. E as datas outras...



As dores dos estadunidenses em quê se diferem das demais?

 As grandes mídias não param de nos lembrar do desabamento das torres gêmeas. Verdadeira enxurradas de mensagens nas mídias sociais curtidas e rapassadas pedindo que não esqueçamos das vítimas de lá. 
Ok...Ok. Também não esqueceremos que a Águia não é nem coitada, tampouco inocente.
Nem das que foram dizimadas covardemente, mais todas as suas gerações que sofrem até hoje e das que continuarão sofrendo os efeitos do maior atentado terrorista do mundo que ocorreu nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, contra as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão. De todos os que se foram por tão e tão somente expressarem suas opiniões. Pelos gays e pelos não gays que só porque uns supõe sejam gays, sentem-se no direito de agredir ou tirar-lhes o direito à vida. Pelos negros, pelos pobres, pelos poetas, pelos"loucos", pelos índios, nordestinos, pelas mulheres, pelas crianças, por todos os excluídos e amplamente "sentenciados" a viver sempre à margem - Margem?? Que margem se estamos todos no mesmo contexto?? -. Seja em nome da fé, dos bons costumes, da "família", das verdades absolutas, fruto da "boa vontade e superioridade da raça humana"...

Deus, salve esse planeta de nós!!

Marcadores: , , ,

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Brasileira e estudante no Chile.

Imagem gentilmente cedida por professores do Chile


Numa conversa informal a brasileira, moradora de Quilpué - La Ciudad del Sol.  A qual chamarei aqui de Estudante para preservar sua identidade, tem 16 anos e nos contou na noite de quarta feira  (31/08) um pouco sobre a realidade que está vivenciando sendo Vice Presidente do CAR (Centro de Alunos Regular) no colégio onde estuda.  

Estudante:Heey como tá?
JS: Oi, tudo bem?
Estudante: Tudo okay
JS: Acho que  vou te incomodar um pouco. (risos) Vc tem ido a escola...  Como está tudo por aí?
Estudante: mm... no meu colegio a gente foi a paro duas semanas, mas os companheiros não iam... não tava funcionando pq o colegio é muito pequeno.. dai a gente continuou com as clases mas apoyando as marchas. E não, não tem nada normal. As marchas são todas as semanas, são todas pacificas e autorizadas. Mas, no final sempre chegam os encapuchados e fazem os estragos,  todo mundo desconfia que são os proprios policiais que se metem no meio e começam a fazer bagunça pra incitar o povo, tem 13 jovens de educação média em greve de fome, parece que cinco já baixaram.
JS: o que é "baixaram"?
Estudante: Parar a greve, sair.
JS: Mas por que  há essa desconfiança de que os encapuzados devem ser policiais? O que eles pretenderiam com  isso?
Estudante: Acontece que, hoje o governo do Chile é de direita, o presidente é um empresário. Obviamente, não convém que a educação seja gratuita. Então supostamente, a policia tem que ir contra a marcha, sujar de alguma forma o movimento em  relação  a opinião publica... Então, se hay muitos estragos  e os jovens são vistos como vandalos, as pessoas já não apoiam, o movimento se depõe... e continua tudo do jeito que tá
JS: A paralização é restrita aos estudantes de nível médio ou faculdades também?
Estudante: A mobilização começou com o ensino superior  e depois os da média se aderiron. Tem colégios dos tres sistemas apoyando, do mesmo jeito como nos tres tem os que não apoyan (particular, municipal e particular subvencionado)
JS: Vc tem certeza que ainda existem estudantes mantendo a greve de fome?
Estudante: Deixa confirmar
JS: Você tem como confirmar isso agora??
Estudante: Sim,. tô vendo com os outros dirigentes.
Como eu estava  tava dizendo, é por isso que se fala en paralização do transporte, por que os motoristas também  lutam por salarios mayores
mm... parece que, já todos sairam da greve de fome. Não tem info em lugar nenhum e onde tem, diz que duraram 40 dias mas não dá pra confiar.
JS:Conseguiu notícias sobre os estudantes em greve de fome?
Estudante: Sim, mas nada concreto... Não da pra dizer com certeza, segundo o que todo mundo diz, ainda tem universitários. Mas, sabe como é, a informação nao corre, é dificil...
JS: Quem é esse todo mundo que diz?
Estudante: A gente dos mesmos colégios... Aqui colégio parece padaria tem um em cada esquina (risos)
JS: Mas não é uma greve geral?
Estudante: Não. A  greve geral é de clases, acontece que agora, as pessoas que não voltam  a clases perdem o ano.  Então, o período que a gente es tá agora é de escolha... ou perder um ano, ou conseguir o objetivo.
JS: E o que ficou decidido. Vocês vão parar ou continuar?
Estudante: Vai de cada um.. Supostamente estão fazendo plebicitos nos colégios pra decidir quais voltam e quais não. Mas, oficialmente, a greve continua.
JS: Supostamente por quê. Não é uma verdade?
Estudante: Porque não se fazem em todos os colégios... as pessoas que não querem a greve, quase sepre se alheiam ao assunto... então, quando se convocam os pleibicitos, só vai quem tá a favor.
JS: Você está apoiando e participando das passeatas?
Estudante: Sim...  Aqui é ley que os colégios tenham centro de alunos regular,  se vc tá metido nisso, quase obrigatóriamente tem que se envolver e avisar os outros, ficar informado.
Cada turma tem um diretório... presidente de curso, secretário, e tesoureiro... se juntam todos, e se elege os cargos representativos do colégio... dentre os quais: Presidente, Vice Presidente, tesoureiro, delegado de JUNAEB, delegado de cultura, delegado de eventos, secretario..entre outros. E  todos os colégios tem um centro de alunos.
JS: O que significa JUNAEB?
Estudante: Junta Nacional de Auxilio Escolar y Becas; em portugues: Conjunto Nacional de Apoio ao Estudante e Bolsas (referente a ayudas do governo)
JS: A população, professores estão apoiando também a greve?
Estudante: É que, aqui, ao contrário do Brasil, a mayoria da população tem opinião politica e cada um vai apoyar ou não, de acordo com que tão de direita, ou que tão de esquerda é.
JS: Tem alguma liderança, grupo político que esteja a frente?
Estudante: Supostamente  a esquerda tá liderando a greve, mas isso não pode ser provado por ninguem... só pelo fato de a representante dos Universitários, Camila Vallejos, ser militante socialista desde os 15anos.
JS: Quando acontecerá a próxima passeata?
Estudante: A ultima foi nos dias 24 y 25 sem previsão pra proxima
JS: Dos estudantes que vc conhece, como está sendo vivenciar um movimento assim?
Estudante: É complicado...  Como te disse, aqui todo mundo é muito politizado, todo mundo acha que tem a razão...  Hoje um amigo foi preso, outra vez, por que os chicos se acorrentaram na porta do congresso... Uma coisa, não dá pra negar: A educação no Chile tá doente, fora do Pais, o que se mostra é uma educação de qualidade, mas na verdade, essa educação de qualidade não é oferecida pelo governo, senão pelos pais, os que podem pagar, entende?
JS: Sim... E o que você  gostaria que acontecesse?
Estudante: Eu gostaria que as pessoas, principalmente os pais, deixassem de lado a politica por um tempo e se concentrassem na lógica e nos fatos, o que o Pais precisa de verdade, não é se o presidente é o Piñeira ou a Bachellet... Dá na mesma isso, eu quero, que as crianças tenham todas a mesma base na educação média, pra ter as mesmas oportunidades na faculdade  e quero que as universidades do Chile, deixem de ser uma farsa, uma loja de diplomas  e que ao invés de tentar vender de todas as formas um nome profissional, forme profissionais de verdade
JS:  Sua família está tá te apoiando a participar desse movimento?
Estudante: a minha tia prefere se manter aparte... mas também não me impede de ir e estar envolvida
JS: Quais as notícias que chegam  para vocês, pela TV, sobre essa paralização?
Estudante: Se você ver as noticias aqui, eles falam basicamente que os garotos tem que ir estudar, e parar de encher o saco, que ficar em greve não enche carteira de ninguém.
JS: Você concorda que eu publique essa nossa conversa, óbvio que preservando sua identidade. Em formato de entrevista?
Estudante: Okay... Mas, corrige os erros de portugues.. (gargalhada).
JS: É...ficou um tanto Portunhol... Ah... acho até que ficou legal (risos).
Estudante: Aah... se você  tá dizendo (risos).
JS: Tem mais alguma coisa que eu possa ter esquecido de perguntar e que você ache bacana ser publicado sobre essa manifestação de vocês... Algum recado para os estudantes aqui no Brasil?
Estudante: Tem sim. Definitivamente, os estudantes do Brasil tem que ver esse movimento como um exemplo, que os jovens tem voz e que as coisas não tem que ser como o governo te diz, ou te entrega. No Brasil a falta de informação e de interesse é geral, ninguem tem nem ideia de pra onde tá ventando... Já é mais que hora de saber o que é qualidade de vida e quais são os direitos básicos que cada pessoa tem, desde o momento que nasce até o que morre e que o governo, quase sempre, faz todo mundo pensar que é um favor...
JS: Fiquei  feliz de ter notícias suas, saber que está bem.
Estudante: Que bom que tem gente atenta aí... O apoyo de qualquer forma é agradecido...


Marcadores: , , ,