.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

A primeira Marcha da Maconha garantida pelo Supremo Tribunal Federal.

A Marcha começou pontualmente às 16:20h como havia sido anunciado.

Mais uma vitória para a cidade de Rio das Ostras. A liberdade de expressão foi respeitada!
No último sábado, dia 25-06-2011 mais uma página foi escrita lindamente na história dessa nossa cidade. Aproximadamente 1000 pessoas participaram em paz, respeito, pacificamente, sem nenhuma ocorrência de transgressão nem por parte dos participantes da marcha ou da polícia.
Muito bem organizada, a Marcha da Maconha em Rio das Ostras - RJ ocorreu num clima de alegria, tranquilidade e só o que se via, era a felicidade estampada em cada face ali presente por poder se expressar livremente.


"A Marcha da Maconha reivindica mudança na lei de drogas no sentido de LEGALIZAR a produção, distribuição, porte e consumo de maconha para seus fins medicinais, recreativos, industriais, religiosos..." 
Nos informou, com exclusividade para a imprensa local, Bruno Mattos, funcionário público, estudante universitário e organizador da Marcha da Maconha de Rio das Ostras.


Fotos: Jaqueline Serávia

Marcadores: ,

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Vivenciando a globalização para um mundo melhor.

"A conscientização é mais do que saber o que se passa ao seu redor, é acima de tudo um processo histórico e neste sentido coloca Paulo FREIRE (1980)[1]: no ato mesmo de responder aos desafios que lhe apresenta seu contexto de vida, o homem se cria, se realiza como sujeito, porque esta resposta exige dele reflexão, crítica, invenção, eleição, decisão, organização, ação,... Todas essas coisas pelas quais se cria a pessoa e que fazem dela um ser não somente adaptado à realidade e aos outros, mas integrado. É isto que FREIRE, entende por conscientização. É o homem se descobrindo. É a luta para se descobrir a si próprio, interrogando-se e buscando respostas aos seus desejos e observações."


Fonte: http://www.eumed.net/libros/2006a/lgs-eps/1c.htm



Estamos vivenciando um período da história que não tenho dúvida entrará como marco nos livros didáticos dos nossos netos. Muitos movimentos estão sendo criados no mundo inteiro, gerando uma união dos povos em prol de uma sociedade mais justa, mais esclarecida, lúcida e atuante. Onde a mobilização pacífica, em geral,  conquista a cada dia mais e mais adeptos em vários segmentos da sociedade.
Um desses projetos aconteceu no último dia 21 e é de uma sensibilidade ímpar: HISTÓRIAS PARA MUDAR O MUNDO.
Para quem quiser se informar mais, é só acessar o link: http://www.historiasparacambiarelmundo.com/

Jiddu, que aderiu à idéia de fazer o trabalho HISTÓRIAS PARA MUDAR O MUNDO, resolveu, depois de 10 anos, retornar às ruas e praças, fazendo seu trabalho e passando o chapéu, um retorno à tradição da arte de Rua.

Para quem perdeu a apresentação de Jiddu Saldanha no dia 21, terá nova oportunidade de assistir amanhã, sexta feira, 24 de Junho. Às 19:30h. Na Praça São Benedito - Na Passagem. Cabo Frio - RJ a atuação desse fantástico artista e ser humano. 
Lembrando que a alegria é de graça, mas o artista é um cidadão que também precisa pagar suas contas. Ao final da apresentação, todos que puderem, contribuam ao ser passado o chapéu.


Quem quiser contactar o artista para apresentações em outras cidades, desde que seja em locais abertos. Escrever para:  jidduks@uol.com.br

Marcadores: , , ,

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ato pela Liberdade





No último sábado, 18 de junho de 2011, pudemos registrar e participar de um movimento nacional e histórico, aqui em Rio das Ostras - RJ. Negros, brancos, estudantes secundaristas e universitários, professores, LGTBs, imprensa, simpatizantes, apoiadores, militares, artistas, ativistas, antiproibicionistas, servidores públicos, famílias, desempregados, representantes das mais diversas áreas de atuação profissional se uniram de maneira pacífica, em prol de um objetivo maior: A Liberdade de Expressão.
Criaram cartazes e o microfone ficou todo o tempo aberto para quem quisesse se manifestar, dar o seu recado ou fazer sua reivindicação, num verdadeiro ato de democracia.




















Muitos dos com quem conversei e não que quiseram participar, confundiram tal ato com a Marcha da Maconha. Bem, mas esse é um assunto para a próxima matéria. Seja você a favor ou contra: SEJA!
EXERÇA SUA CIDADANIA. ISSO É DEMOCRACIA!

 Quem quiser se esclarecer melhor e acompanhar mais de perto esse movimento, basta acessar o link do site oficial: http://www.marchadaliberdade.org/sobre/
E também aproveitar para se informar que esse movimento atravessou fronteiras e acompanhar o que a mídia tradicional brasileira não divulgou, assistindo o que está acontecendo e aconteceu ontem, domingo, na Espanha.


                                     
No dia 15 de maio de 2011 milhares de espanhóis foram as ruas para protestar contra os partidos políticos, bancos e sindicatos, a intenção era anunciar que o povo não se sentia representado por nenhum deles.
                  
 Relato do El Pais sobre o #19J (Junho) na Espanha. 200 mil pessoas na rua contra o neoliberalismo, a corrupção, o lucro estar acima das pessoas.


pda.elpais.com
Y el 19-J superó al 15-M. El movimiento de los indignados, que empezó como una reacción espontánea ante las injusticias del sistema socioeconómico imperante hace algo más de un mes; que siguió siendo un campamento-protesta; y que terminó diversificado en asambleas de barrio y alimentado en las redes

           






Marcadores: ,

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Uma nova página está sendo escrita na história de Rio das Ostras - RJ

 

Finalmente, não sei se graças a internet ou não. Mas com certeza ela tem lá sua grande parcela de méritos na divulgação do que acontece no mundo. Viva a tecnologia a serviço do bem!
Há muito no Brasil, a saúde, a educação e a cultura foram sucateadas em prol de uma minoria poderosa. Lembrando que, sempre fomos um povo colonizado, isso vinha se mantendo com certa facilidade. Sempre fomos um povo pacífico, massificado pelas informações convenientes que nos eram passadas pelos que detinham nas mãos o poder.
Se você lembra do que aprendeu nos livros escolares, lá nas primeiras séries do colégio, quando os portuguêses aqui chegaram e encantaram os índios, nossos ancestrais e verdadeiros donos dessa terrra,  com seus espelhinhos e badulaques. Porém, dominando-os com suas armas e germes. Acredito que você se lembre sim... 
Mas, não sou professora de história e nem tenho a pretensão de ser. Não tenho essa vocação.  Só toquei nesse assunto para que você pense:  De lá pra cá, o que verdadeiramente mudou??
SIM, VOCÊ TEM O DIREITO DE PENSAR, DE SE INFORMAR, DE LER, DE TER UM ENSINO E UMA SAÚDE DE QUALIDADE, DE TER SUAS CONVICÇÕES E COBRAR PELOS SEUS DIREITOS. ISSO É O VERDADEIRO EXERCÍCIO DA CIDADANIA!
Já reparou que não deixam você esquecer das suas responsabilidades? Mas e dos seus direitos quem o lembra e principalmente, pode reparar, quando o fazem usam a mesma ênfase??
Está na Constituição Federal. E esta deixa claro, já no Artigo 1º, que um dos fundamentos da República Federativa do Brasil é a dignidade da pessoa humana e em seu artigo 3º coloca como objetivos fundamentais a construção de uma sociedade livre, justa e solidária e a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos princípios da prevalência dos Direitos Humanos e repúdio ao terrorismo e ao racismo.

Baseados na Carta Magna de Nosso País, CONVIDAMOS a TODOS para que no dia 18 de Junho de 2011. Participem conosco pelo Ato da Liberdade contra TODAS as formas de opressão.

ATO DA LIBERDADE
DIA:18 DE JUNHO (SÁBADO)
HORÁRIO: 14H
LOCAL: PRAÇA SÃO PEDRO - CENTRO - RIO DAS OSTRAS


A reunião para a organização desse evento acontece hoje 13/06/2011 às 17h no PURO - Polo Universitário de Rio das Ostras - UFF.
Universidade Federal Fluminense
Pólo Universitário de Rio das Ostras
Endereço:
Rua Recife, s/n, Jardim Bela Vista,
Rio das Ostras - RJ

Aproveitando essa data tão especial onde comemoramos os 123 anos de nascimento de Fernando Pessoa. Ouso deixar com vocês, para deleite e reflexão:

“Toda revolução é essencialmente inútil.
...
Não há reforma social que não parta de um homem de gênio. Desse homem de gênio passa para uma pequena minoria, dessa pequena minoria para uma minoria maior, até que alastra para a sociedade inteira.”

Fernando Pessoa

Marcadores: , ,