.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE POESIA HOMENAGEIA FERREIRA GULLAR




Pela primeira vez nos últimos quinze anos o Congresso Brasileiro de Poesia não é realizado na primeira semana de outubro e sim, no final do mês. A edição deste ano acontece de 25 a 29, na cidade de Bento Gonçalves e homenageará os 80 anos de Ferreira Gullar.

Como já é tradição, mais uma vez a Capital Brasileira da Uva e do Vinho abrirá suas portas para a caravana de poetas que participarão da décima-oitava edição do Congresso Brasileiro de Poesia, um dos maiores encontros de poetas da América.

Tendo como tema “O viajante da Poesia”, em homenagem ao poeta Ferreira Gullar, aproximadamente cento e cinquenta poetas dos mais diversos estados brasileiros e de alguns países já confirmaram presença e participarão de uma programação diversificada com muitos recitais, performances, rodas de poesia, espetáculo teatral, palestras nas escolas e debates sobre as diversas formas do fazer poético.

A abertura do evento acontece no Salão Nobre da Prefeitura Municipal às 17 horas do dia 25, com performance do grupo carioca “Simplesmente Poesia” e um recital em homenagem ao poeta Oscar Bertholdo, por parte de alunos da Escola Estadual Dona Isabel, além do poeta Artur Gomes interpretando o poema Não Há Vagas, do homenageado Ferreira Gullar.

À noite, no anfiteatro Ivo Da Rold, na Fundação Casa das Artes, acontece mesa redonda sobre a obra do poeta Ferreira Gullar, coordenada por Eduardo Tornaghi, seguida de performance e recital poétco.

A partir da manhã de terça-feira, as atividades acontecerão no auditório do SESC, Biblioteca Municipal, Vai Del Vino e nas escolas do município.

Escolas continuam sendo prioridade do evento

Trinta e duas escolas do município participarão do evento deste ano, recebendo os poetas em suas dependências e doze delas deslocarão alunos para participar de atividades que acontecerão nas dependências do SESC. Os poetas também irão ao Presídio Municipal, APAE, Lar do Ancião, Centro de Atenção Psico-Social e ao Hospital Tacchini.

Entre os principais projetos que tradicionalmente compõem a programação oficial do evento destacam-se: “Poesia na vidraça” (que começa a ser executado já na terça-feira, dia 19, e consiste na utilização das vitrines das lojas do centro da cidade para exposição de poemas de autores brasileiros), “Poesia numa hora dessas?” (quando poetas apresentam recitais em repartições públicas e privadas), “Uma idéia tece a outra” (realizado na Biblioteca Municipal e que consiste no ‘empréstimo’ de um poeta a uma turma de alunos), além das tradicionais rodas de poesia na Via del Vino.

Recitais deverão fazer a diferença

Os organizadores mais uma vez apostam na realização de recitais de diversas correntes poéticas para garantir o sucesso dos eventos. Neste ano, dividirão o palco do SESC e de algumas escolas performances poéticos dos estados do Amapá, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul além de México, Chile e Uruguai.

No palco do SESC, além do grupo “Poesia Simplesmente” E “Tatamirô”, também apresentarão recitais e performances os seguintes poetas: Renato Gusmão, Cláudia Gonçalves e Alex Barros, Marcos Bahrone, Artur Gomes e May Pasquetti,veja o vídeo: Se for poema fogo do desejo – Artur Gomes e May Pasquetti, filmados por Jiddu Saldanha no parque das Ruínas – Santa Teresa – Rio de Janeiro

E mais Dalmo Saraiva, Jiddu Saldanha, Telma da Costa, Edmilson Santini, Tanussi Cardoso e Delayne Brasil, Casa do Poeta de Camaquã, Casa do Poeta Latino-Americano, Confraria Cappaz e Comunidade Poemas à Flor da Pele.

Junto com o XVIII Congresso Brasileiro também serão realizados o XVIII Encontro Latino-Americano de Casas de Poetas, a XV Mostra Internacional de Poesia Visual, neste ano coordenada pelo poeta português Fernando Aguiar, e o XXI Salão Internacional de Artes Plásticas do Proyecto Cultural Sur/Brasil, organizado pela AAPLASG.
O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, através da Secretaria Municipal de Educação, SESC e é realizado pelo Proyecto Cultural Sur/Brasil. O apoio é da Câmara de Vereadores e Sindilojas.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A eterna ladainha do Sinto muito. Mas..






Muito se falou e fala nos meios de comunicação, com entusiasmo, sobre as «conquistas» dos estatutos. Estatuto da criança e do adolescente, estatuto do idoso, etc... Bom, né? Seria bom se funcionassem. Ai sim, seria ótimo!
Entendemos que cada um tenha suas limitações, suas atribulações e responsabilidades. Mas...
Uma senhora de 79 anos, moradora de Barra de São João, 2° Distrito de Casimiro de Abreu-RJ. Vêm sofrendo constantes agressões verbais e psicológicas por parte de uma outra também moradora, que num desses ataques, a agressora quebrou todos os vidros das janelas da casa onde mora a tal senhora. Foi registrado um B.O. no dia 17-07-2010. Sob o N°121-00761-2010 na 121° DP Casimiro de Abreu. Tendo por ocorrências: Ameaça, Injúrias (outros), Dano (outros). Mas os ataques continuam, principalmente durante a madrugada. Tornando um momento de pretenso descanso, numa horrenda seção de tortura psicológica e ameaças.
Várias pessoas, representantes da sociedade, foram informadas sobre esse caso e a resposta se repete Sinto muito. Mas...
Se é assim, para que servem os estatutos?
Essa senhora de 79 anos se tornou prisioneira dentro de sua própria casa. Já que foi ameaçada de morte várias vezes por sua agressora, que anda tranquilamente pela cidade como fosse a cidadã mais exemplar, a que tudo pode.

Quem resolve afinal situações assim a Polícia, o Prefeito, Vereadores, Presidentes de associações, Deputados, Ministério Público, o Povo, o Presidente da República, ou o Bispo? E se essa senhora fosse você, sua mãe, avó, tia, irmã, filha, vizinha ou amiga. Sua reação seria também a do Sinto muito. Mas...?
A quem mais se terá que recorrer??



Marcadores: , , , , ,